Os clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e terceiros desempenham um papel imprescindível no processo de proteção de suas próprias informações. Entre as ações e melhores práticas, destacamos e recomendamos:
- Senhas e Acessos: Escolha senhas complexas e pouco obvias, evitando datas comemorativas ou números sequenciais. Mantenha-as sempre armazenadas em locais adequados e seguros e não compartilhe suas senhas com ninguém. Lembre-se: suas senhas são pessoais e intransferíveis.
- Uso da Internet: Certifique-se que sua conexão é segura e confiável, principalmente quando envolver dados sensíveis. Para isso, verifique se o cadeado de segurança está ativo no seu browser (navegador) e/ou se o aplicativo de conexão é legítimo e está atualizado. Cuidado ao utilizar conexões físicas ou Wi-Fi compartilhadas, principalmente em redes desconhecidas ou terceiras.
- Atualização de Softwares: Mantenha sempre os aplicativos atualizados, conforme recomendação do proprietário ou desenvolvedor. Isso vale também para a versão do sistema operacional do seu computador e seus recursos de segurança.
- Segurança no Uso de Computadores e Dispositivos Móveis: Defina um código de bloqueio ou biometria para evitar que outras pessoas utilizem o seu aparelho ou computador, e defina um tempo para bloqueio automático em caso de inatividade. Habilite sempre o recurso de proteção por senha nos aplicativos de mensagens instantâneas, e-mails, bancos, investimentos, anotações pessoais e outros.
- Sistemas de Antivírus e Antispyware: Utilize sempre algum sistema de antivírus e antispyware de confiança e preocupe-se em mantê-los atualizados, tanto na versão do sistema como na versão do sistema.