Também conhecida como Oferta Pública Inicial(do inglês Initial Public Offer), o IPO é o momento em que a empresa abre seu capital e passa a negociar seus ativos na Bolsa de Valores.
-
Por que uma empresa decide abrir o capital?
O IPO é uma das formas que as instituições têm de captar recursos financeiros para financiar suas atividades, realizar aquisições de outras empresas e/ou expandir suas atividades. Para isso elas fazem distribuições de ações, cotas de fundos e alguns valores imobiliários para o mercado.
-
O que é preciso para uma empresa fazer um IPO?
Para que seja possível realizar uma Oferta Pública, as instituições seguem um passo a passo rigoroso. As empresas passam por diversos processos burocráticos envolvendo a CVM e a B3 para que haja garantia de segurança institucional tanto para a empresa, quanto para os investidores. Durante esse processo - que pode demorar meses - a empresa precisa apresentar demonstrações financeiras, aspectos fiscais, relatórios sobre a saúde financeira da empresa, entre outros.
-
Qual a diferença entre IPO, Follow-on, Ofertas Públicas de Renda Fixa e OPA?
- IPO: Oferta Pública Inicial. Momento em que a empresa abre o capital na Bolsa de Valores.
- Follow-on: Também é conhecido como Oferta Pública de Ação Secundária. Se refere à negociação de ativos adquiridos no mercado primário. Dessa forma não há mais emissão de novas ações, não gerando novos recursos para a instituição que emitiu o IPO.
- Ofertas Públicas de Renda Fixa: Também é conhecido como Oferta Pública de Ação Secundária. Se refere à negociação de ativos adquiridos no mercado primário. Dessa forma não há mais emissão de novas ações, não gerando novos recursos para a instituição que emitiu o IPO.
- OPA: Oferta Pública de Aquisição.Ocorre quando a empresa deseja fechar seu capital.Isso se dá quando as instituições não têm mais o controle acionário, o valor das ações está desfavorecido ou quando decidem tirar suas cotas da Bolsa de Valores.Dessa forma, um acionista ou uma sociedade adquire a totalidade das ações ou a participação dos sócios minoritários.
-
Quero informações sobre as ofertas de IPO
Antes de investir em ofertas públicas, é importante que você leia o prospecto da oferta. Nele você encontra todas as informações necessárias sobre a empresa e sobre o IPO.
-
Quero participar de um IPO. E agora?
A partir da data do anúncio do IPO, existe um período estipulado para que os investidores enviem a sua oferta de compra de ações.
Para enviar essa proposta, é necessário fazer uma reserva por meio da Master Corretora, clicando aqui. Depois do período das ofertas, é feito uma apuração para que o preço da ação que vai a mercado seja definido.
Com o valor fechado é fácil de saber se você está participando do IPO ou não. Caso a sua oferta tenha ficado igual ou acima do valor inicial estipulado das ações, ela será acatada e você se torna o mais novo acionista da empresa. Se a sua oferta for inferior ao valor estipulado, ela não será acatada.