Investidor qualificado é uma pessoa - física ou jurídica - que tenha mais de R$ 1 milhão investido ou que possua alguma certificação aprovada pela CVM. Essa classificação é dada para investidores que tenham um elevado nível de conhecimento sobre o mercado e alta capacidade de avaliar, gerenciar e administrar possíveis riscos.
-
Quem pode ser um investidor qualificado?
Segundo a definição da CVM, investidores qualificados são:
- Investidores profissionais
- Pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1 milhão, que atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio;
- As pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM
- Clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas, que sejam investidores qualificados - Vantagens de ser um investidor qualificado: Por terem alta capacidade de avaliar os riscos e tomar decisões, os investidores qualificados têm acesso a produtos financeiros exclusivos e diferenciados, com alto potencial de rendimento, como os fundos de investimento no exterior. Além disso, algumas corretoras oferecem taxas administrativas reduzidas para esses clientes.
- Riscos de ser um investidor qualificado: Os produtos oferecidos para os investidores qualificados, por si só, já possuem um risco maior. Além disso, muitos deles são carentes de análises e documentações. Isso exige do investidor uma cautela maior de avaliação antes de tomar uma decisão.
Quer Saber mais sobre investidores qualificados? Clique aqui.